Agenda Ambiental na Administração Pública de Niterói será ampliada

Agenda Ambiental na Administração Pública na Clin é um sucesso

Agenda Ambiental na Administração Pública

 

A Prefeitura de Niterói planeja implantar o programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), em todas as secretarias do município. Há dois anos o projeto está em fase piloto na Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), em que reduziu significativamente o consumo de água, energia elétrica e dos recursos naturais. A iniciativa criada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), visa incentivar as instituições públicas do país adotarem ações sustentáveis no ambiente de trabalho a fim de estimular o uso racional dos recursos naturais.

Desde que o programa foi implantado na Clin, os servidores passaram por um processo de capacitação. Durante o período de treinamento a equipe aprendeu a desenvolver competências institucionais, com foco na responsabilidade socioambiental e na geração de economia. A medida garantiu a redução de 2% da energia elétrica, 48% do consumo de papel, o fim da utilização da água de galões e da compra de copos descartáveis.

Para alcançar o plano de metas que prevê a economia dos bens públicos nos próximos cinco anos, a Clin possui um planejamento que visa a redução do consumo de 30% de energia, 20% da água e 50% de papel. A ideia é que o engajamento sirva de modelo para as outras secretarias que irão aderir ao programa. Em setembro, 500 funcionários da Prefeitura foram capacitados pela Comissão do A3P e o programa deve ser implantado no órgão em breve.

O subsecretário de Meio Ambiente, Gabriel Melo, acredita que a A3P é uma das soluções para o desperdício e o excesso de consumo nos órgãos governamentais, uma vez que prevê a gestão adequada dos resíduos no local de trabalho. Ele salienta que por meio da iniciativa pública as ações podem transcender o ambiente profissional e alcançar a sociedade, promovendo a mudança de hábitos.

Leia também

One Response to Agenda Ambiental na Administração Pública de Niterói será ampliada

  1. Romero disse:

    Muito bom, gostei e vou voltar a visitar o site. Parabens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.