Principais doenças causadas pelos insetos – Bioclean Informa

Doenças causadas pelos insetos – A Bioclean desinsetização oferece a melhor opção para resolver o seu problema de infestação de insetos causadores de doenças Telefone: 21 – 2620-0606

A maior parte das doenças febris no homem é causada por microrganismos veiculados por insetos, muitas dessas doenças foram responsáveis por numerosas epidemias devastadoras (peste, tifo, malária, febre amarela) ao longo da história e algumas delas ainda constituem importantes problemas de saúde pública, elas são responsáveis por uma em cada 17 mortes no mundo, as doenças causadas por insetos estão entre os principais riscos para a saúde durante as viagens e podem ocorrer inclusive nos países mais desenvolvidos.

Doenças causadas pelos insetos

Doenças causadas pelos insetos

Principais doenças causadas pelos insetos e seus vetores

Malária: A malária é uma doença infecciosa, febril, causada pelo parasita do gênero Plasmodium, transmitido ao homem, na maioria das vezes, por mosquitos infectados.
No Brasil existem três espécies de Plasmodium que afetam o ser humano. O mais agressivo é o P. falciparum, que se multiplica rapidamente na corrente sanguínea, destruindo de 2% a 25% do total de hemácias (glóbulos vermelhos) e provocando um quadro de anemia grave.
Leishmaniose: As leishmanioses são um conjunto de doenças causadas por protozoários do gênero Leishmania e da família Trypanosomatidae. De modo geral, essas enfermidades se dividem em leishmaniose tegumentar americana, que ataca a pele e as mucosas, e leishmaniose visceral (ou calazar), que ataca órgãos internos.
A leishmânia é transmitida ao homem por insetos vetores ou transmissores, os flebotomíneos — conhecidos por diferentes nomes no Brasil, como tatuquira, mosquito palha, asa dura, asa branca, cangalhinha, birigui e anjinho.
Doença de Chagas: Causada por protozoários do gênero Trypanosoma, que parasitam o sangue e os tecidos de pessoas e animais, geralmente transmitidos de um hospedeiro a outro por insetos.
No caso humano, o principal vetor é um percevejo popularmente conhecido como barbeiro ou chupão. Assim que o barbeiro termina de se alimentar do sangue de um indivíduo, ele defeca, eliminando os protozoários e colocando-os em contato com a ferida e a pele da vítima.
Febra amarela: A febre amarela é provocada por um arbovírus do género flavivirus. A doença é transmitida por diferentes espécies dos mosquitos Aedes e Haemogogus, que carregam o vírus de um hospedeiro para outro.
Existem três ciclos possíveis de transmissão: silvestre, que ocorre em florestas tropicais; intermediário, que acontece em partes úmidas ou semiúmidas da África, em que mosquitos semidomésticos (que se reproduzem na floresta e próximo de domicílios) infectam tanto macacos, como seres humanos; e urbana.
Dengue: No Brasil, os vírus da dengue são transmitidos pela fêmea do mosquito Aedes aegypti e podem causar tanto a manifestação clássica da doença quanto a forma considerada hemorrágica.
O Aedes aegypti tem se caracterizado como um inseto de comportamento estritamente urbano. Devido à presença do vetor no ciclo de transmissão da doença, qualquer epidemia de dengue está diretamente relacionada à concentração da densidade do mosquito, ou seja, quanto mais insetos, maior a probabilidade de elas ocorrerem.
 Fonte: Glossário de doenças da Fiocruz www.agencia.fiocruz.br/glossario-de-doencas (Via Radis 139)

Duvidas, entre em contato aqui:

Check for details

Leia também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.