Fiscalização do Procon autua cinco restaurantes em Niterói !!!

BANNER VIP 728x90 - Fiscalização do Procon autua cinco restaurantes em Niterói !!!

Operação Ratatouille Arariboia

Procon e1433392225673 - Fiscalização do Procon autua cinco restaurantes em Niterói !!!Fiscais do Procon-RJ apreenderam e inutilizaram mais de 100 quilos de alimentos em alguns dos estabelecimentos mais caros de Niterói

Fiscais do Procon-RJ realizaram ontem a Operação Ratatouille Arariboia, para fiscalizar alguns dos mais caros restaurantes de Niterói. O grupo visitou cinco estabelecimentos na cidade, encontrando irregularidades em todos.

Ao todo, foram apreendidos e inutilizados cerca de 100 quilos de alimentos impróprios para o consumo – sendo 49 quilos de produtos vencidos e 49,24 quilos fora da data de validade.

Os estabelecimentos autuados e multados foram o Bistrô MAC, localizado no subsolo do Museu de Arte Contemporânea, o restaurante Olimpo, em Charitas, o bar e restaurante Noi, em São Francisco, e os restaurantes Galettus e Da Carmine, ambos em Itaipu.

De acordo com o Procon-RJ, o MAC tinha 16 quilos de alimentos vencidos, entre empadão, salsicha, peito de peru, shitake, queijo ralado, rocambole, cereja e calda de frutas. Os agentes também acharam mais de 5 quilos de produtos sem data de vencimento, entre creme de leite, pastel, rocambole, presunto parma e batata rosti. Uma das proprietárias do estabelecimento, Camila de Alcantara Soares, atribuiu os problemas a erros humanos:

“Um funcionário fez as caldas que usamos diariamente e, em vez de colocar a data certa da fabricação, que foi ontem, não trocou a etiqueta. O próprio fiscal do Procon-RJ me falou que o produto estava fresco, mas teve que fazer a autuação. Ao contrário do que o Procon-RJ informou, o empadão estava dentro da validade”, explicou.

No Olimpo foram encontrados 24,29 quilos de produtos fora do prazo de validade, além de mais de 5 quilos de alimentos sem data de vencimento. Através de sua assessoria de imprensa, o restaurante alegou que seus funcionários recebem tratamento específico para o tema e que o restaurante tem um rigoroso controle de qualidade.

“ Nos últimos doze meses nossos funcionários receberam mais de 72 horas em treinamento de manipulação e higienização de alimentos. Quando aos acontecimentos mais recentes, esclarecemos que foi utilizada uma vasilha para acondicionar alimentos pré-preparados com uma etiqueta anteriormente esquecida de ser retirada por um funcionário novo na casa. Reafirmamos que nosso controle é extremamente rigoroso e estamos tomando as devidas providências para que não aconteça novos episódios como este”, alegou.

No Noi, o Procon-RJ apreendeu 5,1 quilos de maminha e salsichão vencidos e 700ml de leite de coco, 1,93 quilo de queijo e champignon sem a data do vencimento. Já o Galettus foi autuado por 36,9 quilos de produtos sem informação da data de validade como bacon, frios e galeto. O Da Carmine tinha 2 quilos de atum vencidos desde 5 de julho e 1,2 quilo de picanha também fora do prazo de validade. Os estabelecimentos foram procurados, mas não retornaram as ligações.

Balanço da Operação Ratatouille Arariboia:

Bistrô MAC (Museu de Arte Contemporânea de Niterói): 16,41 quilos de alimentos vencidos, entre empadão, salsicha, peito de peru, shitake, queijo ralado, rocambole, cereja e calda de frutas; 5,58 quilos de produtos sem especificação entre creme de leite, pastel, rocambole, linguado, presunto de parma e batata rösti;

Galettus (Estrada Francisco da Cruz Nunes, 2.549, Itaipu): 36,9 quilos de produtos sem informação, entre bacon, frios e galeto;

Noi Bar e Restaurante (Av. Quintino Bocaiúva, 159, São Francisco): 5,1 quilos de maminha e salsichão vencidos; 700ml de leite de coco e 1,93 quilos de queijo, presunto e champignon sem especificação;

Olimpo (Estação de Barcas de Charitas): 24,29 quilos de alimentos vencidos, entre sardinha, cereja, pimentão, abobrinha, sorvete, massa para macarrão, massa para pastel, massa para profiterólis, polvo, manteiga, mexilhão, lagarto redondo e molhos; 4,83 quilos de produtos sem informação, entre batata rösti, massa para rolinho primavera, presunto de parma, carpaccio e bolinhos de chocolate;

Da Carmine (Estrada Francisco da Cruz Nunes, 2687, Itaipu): 1,2 quilo de picanha e 2 quilos de atum vencidos.

Fonte: http://www.ofluminense.com.br/editorias/cidades/procon-autua-cinco-restaurantes

Captura de tela de 2017 06 28 17 28 38 - Fiscalização do Procon autua cinco restaurantes em Niterói !!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.