Niterói se beneficia da despoluição da Baía de Guanabara


Captura de tela de 2017 06 28 14 45 00 - Niterói se beneficia da despoluição da Baía de Guanabara
Reflexo positivo nas praias de Icaraí, Boa Viagem,
Flechas, Adão e Eva

despoluicao e1433384843733 - Niterói se beneficia da despoluição da Baía de GuanabaraO programa de despoluição da Baía de Guanabara para as Olimpíadas do Rio de Janeiro que receberá as competições de vela já atingiu a marca de 49%, segundo o Governador do Rio. Pezão conta com a compreensão do COI (Comitê Olímpico Internacional), caso a meta de 80% da despoluição não seja atingida.

O Plano Guanabara Limpa, do governo estadual, reúne nove projetos que têm como objetivo a despoluição da baía. As ações englobam desde o programa de saneamento ambiental dos municípios ao reflorestamento no entorno da baía. As ações da Secretaria que constam no compromisso olímpico são a construção de obras de saneamento no Centro do Rio (Cidade Nova e Canal do Mangue), a operação de embarcações para a retirada de lixo da baía e ampliação do sistema de ecobarreiras de contenção de resíduos sólidos. Outra medida é a revitalização do canal do Fundão, área de mangue, responsável pela manutenção da biodiversidade da baía.

As ações do  programa de despoluição da Baía de Guanabara já se  refletem na qualidade da água das praias de Icaraí, Boa Viagem, Flechas, Adão e Eva que com frequência vem sendo classificada pelo INEA como apropriada para o banho

Em Niterói , a coleta da água é feita toda terça-feira, no trecho que vai do Gragoatá a Itacoatiara, passando por todas as praias da cidade. De acordo com Maria do Carmo, são coletadas águas em 29 pontos diferentes de 14 praias. O material coletado é levado para o laboratório do Inea, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. O resultado da avaliação sai em 24 horas e é divulgado às sextas-feiras através do site do Inea (www.inea.rj.gov.br ).

Clique na imagem para ampliar

balneabilidade niterói - Niterói se beneficia da despoluição da Baía de Guanabara

despoluição da Baía de Guanabara

Captura de tela de 2017 06 28 09 09 29 - Niterói se beneficia da despoluição da Baía de Guanabara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.