Niterói se beneficia da despoluição da Baía de Guanabara

Reflexo positivo nas praias de Icaraí, Boa Viagem,
Flechas, Adão e Eva
O programa de despoluição da Baía de Guanabara para as Olimpíadas do Rio de Janeiro que receberá as competições de vela já atingiu a marca de 49%, segundo o Governador do Rio. Pezão conta com a compreensão do COI (Comitê Olímpico Internacional), caso a meta de 80% da despoluição não seja atingida.
O Plano Guanabara Limpa, do governo estadual, reúne nove projetos que têm como objetivo a despoluição da baía. As ações englobam desde o programa de saneamento ambiental dos municípios ao reflorestamento no entorno da baía. As ações da Secretaria que constam no compromisso olímpico são a construção de obras de saneamento no Centro do Rio (Cidade Nova e Canal do Mangue), a operação de embarcações para a retirada de lixo da baía e ampliação do sistema de ecobarreiras de contenção de resíduos sólidos. Outra medida é a revitalização do canal do Fundão, área de mangue, responsável pela manutenção da biodiversidade da baía.
As ações do programa de despoluição da Baía de Guanabara já se refletem na qualidade da água das praias de Icaraí, Boa Viagem, Flechas, Adão e Eva que com frequência vem sendo classificada pelo INEA como apropriada para o banho
Deixe um comentário