Sujar as ruas poderá doer no bolso do Niteroiense !!!

Lixo Niterói e1433391686459 1 - Sujar as ruas poderá doer no bolso do Niteroiense !!!

Multas para quem jogar lixo pelas ruas.

A Assembleia Legislativa (Alerj) aprovou na última semana o projeto de lei do deputado Pedro Augusto (PMDB), que determina multas para quem jogar lixo pelas ruas e praças em todo o estado. O projeto aguarda agora sanção do governador Sérgio Cabral, que deve decidir até o fim do mês.

Em Niterói, a promessa do prefeito Rodrigo Neves é de que até o fim do ano, quem for flagrado sujando as ruas da cidade poderá ser penalizado. Para isso, a prefeitura afirma que já pediu à procuradoria do município a revisão do código de limpeza da cidade, vigente desde 1989.

Captura de tela de 2017 07 03 15 54 41 - Sujar as ruas poderá doer no bolso do Niteroiense !!!

Segundo a prefeitura, o código, originalmente, garantia à companhia de limpeza Clin o poder de fiscalizar e até multar, mas revisões feitas ao longo do tempo tiraram da empresa esta autonomia. O prefeito espera, com a revisão, garantir o cumprimento da lei estadual que pode ser aprovada.

Outro projeto, este em âmbito municipal, também pretende estabelecer multas para quem jogar lixo nas ruas. Criado pelo vereador Emanuel Rocha (PDT), ele prevê multas variáveis de acordo com o volume do resíduo despejado, exatamente como a lei que vem sendo aplicada no Rio de Janeiro desde agosto. Este, no entanto, ainda depende de aprovação na câmara.

Enquanto a lei não é aplicada, quem anda pelas ruas do Centro precisa conviver com todo o tipo de lixo pelas calçadas. Mas nem tudo é despejado no chão. Mesmo quem pretende usar as lixeiras penduradas nos postes, chamadas de papeleiras, acaba encontrando dificuldades. Muitas ficam lotadas e a sujeira acaba se acumulando ao pé do poste.

O GLOBO-Niterói percorreu trechos de três importantes vias do Centro e verificou 30 lixeiras. Destas, 15 estavam completamente cheias. As demais, estavam vazias.

A rua com mais lixeiras lotadas era a Visconde do Uruguai. No trecho entre a Rua São João e a Avenida Ernani do Amaral Peixoto, de dez lixeiras verificadas, todas estavam cheias. Já na Avenida Visconde do Rio Branco, entre a Amaral Peixoto e a Rua Doutor Fróes da Cruz, cinco das dez lixeiras contabilizadas estavam lotadas.

A Avenida Amaral Peixoto ficou como o bom exemplo. De dez lixeiras verificadas entre a Avenida Visconde do Rio Branco e a Rua Luiz Leopoldo Fernandes Pinheiro, todas estavam vazias.

De acordo com a Clin, os resíduos das papeleiras são recolhidos uma vez por dia, geralmente à noite. Ainda segundo a empresa, as ruas do Centro são varridas duas vezes ao dia.

Fonte: O Globo

Captura de tela de 2017 06 28 14 41 49 - Sujar as ruas poderá doer no bolso do Niteroiense !!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.